SUA NOVA PLACA
NO PADRÃO MERCOSUL
COM AGILIDADE E SEM
SAIR DE CASA!
Já conhece a Placa Mercosul? Entenda quais são as novidades
Entenda tudo sobre a nova Placa Mercosul
Em setembro de 2018 as placas Mercosul começaram a serem usadas no Brasil. Porém, não são todos os veículos precisam fazer a troca.
O motivo da troca é tornar mais fácil e menos custoso e facilitar o processo com as modificações.
No Brasil, o Rio de Janeiro foi o primeiro estado a trocar as placas que já são usadas na Argentina e Uruguai.
Placa Mercosul é obrigatório?
Primeiro emplacamento (carro 0km);
Transferência de localidade;
Transferência de propriedade;
Alteração de categoria (exemplo: um táxi que passa a ser veículo de passeio particular);
Placa atual com visibilidade ruim ou danificada
Somente nessas situações é obrigatório o novo emplacamento, porém, pode ser feito de forma voluntária a troca da placa. A expectativa é que até 2023 todos os veículos serão emplacados com a nova placa.
O QUE ALTERA NA PLACA?
A PIV deve ser revestida, em seu anverso, de película retrorrefletiva, na cor branca com uma faixa na cor azul na margem superior, contendo ao lado esquerdo o logotipo do MERCOSUL, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome BRASIL.
O padrão de estampagem é composto de 07 caracteres alfanuméricos, em alto relevo, na sequência LLLNLNN, com igual espaçamento e combinação aleatória, distribuída e controlada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Além disso, o novo modelo de PIV não possuirá lacre. O QR Code (código de barras em formato quadrado) irá substituí-lo.
Transferência de veículo Placa Mercosul
Por não possuírem as tarjetas que destaca em qual estado e cidade o veículo está registrado, não será mais necessário a troca da placa. A comunicação de venda já faz essa tarefa de informar a transferência do veículo.
TABELA DE CONVERSÃO
No caso de substituição da PIV do antigo modelo (padrão LLLNNNN), pela PIV do novo modelo (padrão LLLNLNN), será adotada a seguinte tabela equiparativa, para substituição do antepenúltimo caracter, de número para letra, a fim de que haja uma relação direta entre a antiga e a nova placa.
O caracter “L” refere-se à letra, e o caracter “N” refere-se ao numeral.
Exemplo: A placa anterior ABC1234 será substituida pela nova placa com o padrão alfanumérico ABC1C34.
Tipos de Placa Mercosul
- Preta: veículo particular, de passeio;
- Azul: veículos oficiais;
- Verde: veículos em fase de teste;
- Vermelha: veículos comerciais;
- Prateada: veículos de colecionadores;
- Dourada: veículos diplomáticos.
Procurando mais informações sobre placa?
O QR Code é um código que pode ser lido através das câmeras de celular smartphones. No caso do código presente nas placas de veículos, o único aplicativo capaz de lê-lo é o VIO. Através do QR Code é possível ter acesso a informações do veículo.
A placa de colecionador, no padrão Mercosul, não será mais preta. Agora, a placa é de chapa branca com as letras em prata.
A placa Mercosul é formada por quatro letras e três números, de forma intercalada. As novas placas são todas com a chapa branca, mudando apenas a cor das letras e números.
Por enquanto, a placa Mercosul só é obrigatória para algumas situações específicas. Porém, quem não se enquadrar nessas situações e mesmo assim quiser fazer a troca de placa, está liberado.